terça-feira, 20 de novembro de 2012

TRANSPORTE COLETIVO - SOLUÇÃO OU PROBLEMA?

Conversando semana passada com alguns amigos, percebemos que o transporte coletivo é o principal causador dos congestionamentos das grandes cidades. Não, não estou maluco, estou sendo sincero.

O transporte coletivo de modelo privado fracassou em Viamão e poderíamos estender, à grosso modo, a mesma afirmação para o restante do Brasil. Essa é uma afirmação forte, certamente, mas ainda sim não se trata de exagero ou desvio retórico. Hoje o transporte coletivo tem uma qualidade ruim, tarifa cara e é incapaz de agregar mais passageiros, perdendo usuários para carros e motos, tornando nosso trânsito já caótico, ainda mais trancado.

 Com isso não está de acordo com as necessidades pois além de tarifa cara, de qualidade duvidosa e de conforto zero, temos ainda a ganância e omissão dos responsáveis deste setor, seja pelos empresários ou dos órgãos de fiscalização que estão lá para isso, fiscalizar, mas não o fazem.

 Os empresários argumentam que os congestionamentos são os principais causadores dos atrasos constantes e da depreciação dos ônibus, tornando assim um custo a mais no cálculo da tarifa. Porém estes mesmos empresários se negam a aceitar que o trânsito está desta forma porque o investimento em qualidade é deixado para trás, porque preferem economizar e comprar ônibus mais baratos e faturar mais alto.

 Outro grande problema nas cidades é o monopólio que não deixa evoluir o transporte coletivo e isso se torna um jogo de interesses onde governo, órgãos fiscalizadores e empresários são os grandes beneficiados e os usuários de ônibus são os principais prejudicados e logo preferem colocar seus carros particulares nas ruas, porque depender de ônibus está cada dia mais difícil.

 Notaram que tudo que escrevi se trata de um ciclo vicioso onde um problema acarreta em outro e assim por diante, que justamente por falta de planejamento e bom senso não teremos nem a médio e nem a longo prazo uma solução para isso?

 Perceberam que a cada dia mais a tendência é ter mais carros nas ruas e ônibus com tarifas mais caras que um litro de gasolina?

 Pois é meus caros leitores, a solução existe, porém não é levada a sério porque foge dos interesses dos empresários e governantes. Estes não usam ônibus.

 Uma ótima semana à todos.

0 comentários:

Postar um comentário